Staten Island Ferry

Um passeio com o Staten Island Ferry

Bild vom Autor Steffen
Steffen
7. novembro 2019
21 ratings

Uma das atrações turísticas mais populares em Nova York é a balsa Staten Island Ferry, que faz o caminho entre a ponta sul de Manhattan e a ilha Staten Island. Uma viagem com o Staten Island Ferry mostra novamente bem impressionantemente que Manhattan é uma ilha. E o melhor: a viagem é de graça! Isso por causa do grande número de pessoas que trabalham em Manhattan mas moram na ilha Staten Island, que precisam voltar pra casa de alguma maneira (ou chegar ao trabalho, claro.)

Staten-Island-Ferry-NovaYork

Staten Island Ferry: 8,5 quilômetros em 25 minutos

A travessia de 5 milhas demora aprox. 20-25 minutos e oferece uma vista panorâmica maravilhosa dos arranha-céus. Eu acho que você nem precisa comprar um passeio de barco pra
Liberty Island, por que você já vê a estátua da liberdade daqui. O passeio também é bem mais confortável e relaxado. Se você quiser pegar a balsa (ferry), basta ir ao lado do Battery Park South Street / State Street fica a entrada do St. George Ferry-Terminal.

staten-island-ferry-new-york

Fatos interessantes sobre o Staten Island Ferry

A cidade de Nova York opera a Staten Island Ferry desde 1905. Mas no início ela não era somente uma balsa para pessoas, e nem de graça: só a partir de 1997, ela começou a oferecer passagem gratuita para pedestres e ciclistas. Antigamente, ela também transportava carros, mas com os ataques do 11 de setembro, isso acabou por razões de segurança.

Um barco especial da frota é a balsa “Spirit of America”, que foi construída para lembrar as vítimas do 11 de setembro. A quilha do barco é feita do aço do World Trade Center e ela opera desde o dia 04 de de abril de 2006.

Mais de 60.000 pessoas usam a balsa de segunda à sexta, porém no fim de semana o número é menor. Por ano, são 35.000 passagens, com quase 21 milhões de pessoas transportadas, indo e voltando, para ilha!
Ao todo, 5 balsas operam nos dias úteis, fazendo 109 travessias por dia. No fim de semana, são menos: só três balsas operam, fazendo no total 75 travessias aos sábados e 68 aos domingos. Isso mostra que a balsa é usada, durante a semana, principalmente pelos moradores de Nova York e, no fim de semana, ela pertence aos turistas.

staten-island-steffen-tino

O Staten Island Ferry em filmes

Claro que também os diretores de Hollywood descobriram a fama e popularidade do Staten Island Ferry. A vista da balsa da ponta sul de Manhattan é impressionante. É claro que também há filmes sobre esse lugar que você deveria assistir, e outros que só valem a pena por causa das imagens de Nova York, e especialmente da Staten Island Ferry. Aqui uma pequena visão geral:

Filmes que valem a pena assistir:

  • Irmãs Diabólicas (1973)
  • Os Embalos de Sábado à Noite (1977)
  • Uma secretária de futuro (1988)
  • O Diário de Um Adolescente (1995)
  • Um Crime Perfeito (1998)
  • Inimigo do Estado (1998)
  • Amor à Segunda Vista (2002)
  • Como Perder um Homem em 10 Dias (2003)
  • Hitch – Conselheiro amoroso (2005)
  • O Visitante (2007)
  • 2 Dias em Nova York (2012)

Filmes que só valem a pena por causa do Staten Island Ferry:

  • Saboteur (1942)
  • Mil Palhaços (1965)
  • Procura-se Susan Desesperadamente (1985)
  • Inimigo Íntimo (1997)
  • World Trade Center (2006)
  • Noivo em Fuga (2006)
  • O Grande Dave (2008)
  • Novidades no Amor (2009)

Staten Island Ferry: nossas dicas secretas

Para ter uma vista melhor de Manhattan, recomendo ficar na parte traseira da balsa no caminho à Staten Island e, na volta, ficar bem na frente na proa. Assim, você pode curtir a viagem e fazer ótimas fotos. Se você fizer este passeio no outono ou inverno, você será surpreendido(a) pelo vento – Manhattan tem a fama de área difícil para o iatismo. Desse modo, escolha os conveses de baixo, que protegem um pouco do vento.
Staten Island também oferece muitas opções de diversão, se você não quiser voltar imediatamente na próxima balsa.

Sobre o autor
Steffen

Eu simplesmente AMO Nova York. EU já visitei a cidade mais de 20 vezes e todas as vezes que eu passo por aqui me apaixono novamente por essa cidade. Eu adoro explorar os pubs mais clássicos, os Rooftop-bares e ainda os bairros mais afastados da Times Square.

Você gostou desse artigo?

8 comentários

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lígia

Boa noite
Tudo bem?
Fiquei com uma dúvida em relação ao ferry, o tempo que você colocou (25min) é o tempo que ele vai até o outro lado e volta para Manhattan?
Obrigada.

Larissa

25 em cada sentido

Luana

Boa noite, tudo bem?
Preciso fazer agendamento prévio?
Obrigada.

Larissa

Não

Luana

Boa noite, tudo bem?
Preciso fazer agendamento prévio? O que preciso fazer para participar deste passeio?
Obrigada.

Larissa

Opa Luana, Não, não precisa não. 😀

Rafael Burile

Olá! Uma dúvida: conseguimos ficar no ferry quando chegar na Staten Island ou temos que desembarcar e voltar na próxima? Como a ideia é usar o ferry somente para ver a estátua, não temos porque descer na ilha…pode ficar na balsa direto e já voltar pra Manhattan?

Obrigado!
Rafael

Larissa

Tem que desembarcar e embarcar novamente, mas é rapidinho. Abraços.

Nossa política de cookies

Os cookies permitem que você tenha uma melhor experiencia. Leia mais sobre este tema na nossa política de privacidade.

Informações OK
Entrar Registrar

myNY - o seu plano de viagem de Nova York

Você pode fazer o seu login do myNY aqui para planjear sua viagem em Nova York. Você ainda não tem cadastro? Cadastre-se aqui. 100% gratuito.

5 motivos para usar o myNY no planejamento da sua Nova York!

Esqueceu sua senha?

Insira seu endereço de email para redefenir sua senha

myNY - o seu plano de viagem de Nova York

Registre-se no myNY para planejar sua viagem gratuitamente. Já já você poderá começar com o planejamento online da sua viagem a Nova York!