De cadeira de rodas em Nova York

É possível viajar para Nova York em cadeira de rodas? Nova York é realmente uma cidade acessível? Um leitor do Loving New York questionou e nós fomos investigar. Nós pesquisamos, procuramos e até testamos as principais atrações da cidade para verificar se é possível curtir Nova York numa cadeira de rodas sem estresse. 

Uma viagem por Nova York pode parecer à primeira vista uma grande aventura, principalmente se o turista nesse caso estiver em cima de uma cadeira de rodas. Calçadas irregulares, multidões apressadas, inúmeras escadas e um trânsito carregado, mas eu falei com alguns cadeirantes  e eles afirmaram: SIM! É possível curtir e se locomover em Nova York numa cadeira de rodas.

NOVO: Confira a experiência pessoal do Alberto Fernandes

Compreensão e solidariedade

Uma viagem de cadeira de rodas em Nova York é sem dúvida nenhuma uma grande experiência. Desde que cheguei em Nova York, vejo muitos cadeirantes de um lado para o outro na cidade. Não foram poucas as vezes onde ajuda foi oferecida sem qualquer minuto de esperar. Onde os obstáculo intransponíveis aparecerem, você encontra também tem uma equipe disposta a ajudar. Isso pode ser percebido também nas grande atrações, onde os cadeirante dificilmente precisam esperar.

Durante as compras, você pode perceber a preocupação com a acessibilidade. Já que em grande parte das lojas, você pode encontrar rampas de acesso. Nova York é uma cidade bem organizada para pessoas com deficiência.  Nas atrações, uma equipe treinada para situações com cadeiras de roda está sempre pronta para ajuda.

Claro, que existem também cadeirantes que ressaltam experiências negativas. Nossa leitora, Nicole, achou no Facebook a seguinte opinião: “Cada um de nós precisa saber que existem limitações para aquele que possui uma deficiência e que o mesmo pode precisar de ajuda. Mas isso não deve ser um motivo para se evitar uma viagem. Uma viagem é um momento de felicidade que todos devem aproveitar”.

cadeira de rodas em Nova York

Voo para Nova York

Os viajantes de Nova York que são cadeirantes, devem entrar em contato com a linha aérea antes de embarcar. Entretanto, isso não será complicado já que a grande maioria da empresa áreas oferecem além de voo acessíveis, outros serviços para tornar o voo mais agradável posssível. Já no aeroporto a ajuda já é oferecida para que o cadeirante não precise esperar por muitas horas na chegada na imigração. Você pode solicitar so serviços como cadeirante já no momento da reserva do voo, no mais tardar até 48 antes do horário de voo.

De cadeira de rodas no hotel

O voo já passou, mas agora você se perguntar: Como eu posso chegar no hotel? Você pode simplesmente optar por uma viagem tranquila de taxi. Os chamados “Wheelchair Cab’s” que ja fica a espera e à disposição dos turistas no aeroporto. A fila do Taxi já é organizada pelo pessoal do aeroporto. Você precisa avisar que precisa de um taxi para cadeira de rodas. Se você comprarem uma pacote de viagens fechado, você deve avisar ao organizadore ele provavelmente irá incluir já o transfer de taxi com cadeira de rodas no preço final da viagem.

Outra alternativa é pegar o metrô até Manhattan. Todas as informações de conexão, você pode achar aqui:

Hotel acessível

Para reservar o hotel é preciso que você entre em contato. Muitos cadeirantes informaram que não receberam um quarto  adaptado para cadeira de rodas por conta da reserva feita online. Por isso, eles contam que tiveram algumas dificuldades. Por isso, um e-mail curto ou então uma ligação podem evitar desgastes na hora da viagem. Lembrando que é um dever do hotel oferecer um quarto acessível. Você só precisa deixar claro que o quarto deve estar livre nas datas que você estará na cidade.

De cadeira de rodas por Nova York: Transporte Público

Sobre esse tema eu já ouvi e li diferentes opiniões. Talvez a maioria defenda a versão de que não há problema em usar o transporte público em cadeira de rodas. Porém, já ouvimos também quem diga de que a viagem de A até B pode ser complicada. O mais importante é você sabe exatamente como o transporte público funciona e aí tentar:

Aqui estão algumas dicas para o dia em Nova York de cadeira de rodas:

De ônibus pela cidade:

Os ônibus MTA de Nova York oferecem uma rampa de acesso. O motorista pode abrir ou fechar essa rampa em toda parade de ônibus. Muitos cadeirantes descrevem esse tipo de transporte público como fácil. Porém, a viagem de ônibus pode durar um pouco mais do que a viagem de metrô. Claro, que de ônibus você pode ver um pouco mais da cidade.
cadeira de rodas em Nova York

Pegar um Taxi de cadeira de rodas?

Essa alternativa também é usada com frequência. Um taxi normal não é adequado para cadeira de rodas. Nova York oferece então o “Accessible Dispatch“. Esse Taxi acessível é exclusivo para cadeirantes. O serviço funciona 24 horas e você só precisa ligar para encomendar um taxi para cadeirantes: 646-599-9999. Você também pode encomendar um taxi acessível online, veja aqui como.

Uma dica do Loving New York: Você também pode pedir para o hotel reservar o taxi. Assim você economiza tempo, dinheiro e até qualquer mal entendido por causa da língua.

Não é uma idéia inteligente, tentar chamar um táxi diretamente da rua. Como é feito normalmente em Nova York, já que a maioria dos táxis que correm não estão aptos a levar cadeirantes.

 

cadeira de rodas em Nova York

3. De Metrô em cadeira de rodas: É um problema?

Andar de cadeira de rodas pelo metrô de Nova York é uma das tarefas mais difíceis da viagem. Embora muitas estações ofereçam elevadores e sinalizam “acessibilidade”, as plataforma são ligadas entre si com escadas. Isso dificulta e muito a movimentação pelas estações. Baldeação é também não indicada para os turistas que estão em cadeira de roda. O mais importante é que você verifique se a estação que você está foi realmente planejada para ser acessível. O horário de pico pode deixar tudo ainda mais complicado. Durante 7h da manhã até às 9h e a na parte da tarde entre às 15h e 19h. Você pode verificar isso no plano de qual estações estão preparadas para receber os cadeirantes ou não. Verifique aqui “wheelchair accessible “.

cadeira de rodas em Nova York

Atrações acessíveis em Nova York

As atrações mais renomadas, museus e parques em Nova York são acessíveis. Nova York não é uma cidade que propõe obstáculos aos cadeirantes. Mesmo na Estátua da Liberdade localizada numa ilha, você pode visitar sem problemas. Passeios de barco, voo de helicópteros e até os ônibus panorâmicos (Hop on Hop off) oferecem rampas e adaptações para facilitar ao máximo a movimentação dos cadeirantes.

As experiências dos nossos leitores mostram que os cadeirantes tem até preferência na fila de esperar. Para os viajantes de Nova York de cadeira de rodas, esperar não será o problema. O ideal é que você adquira o New York Pass antes, para chegar na cidade e conseguir acompanhar e aproveitar a cidade.

 

Lista de atrações acessíveis (Elevador)

Nome Acessibilidade? Detalhes da atração
One World Observatory De cadeira de rodas em Nova York outras informações
Museum of Modern Art De cadeira de rodas em Nova York outras informações
Empire State Building De cadeira de rodas em Nova York outras informações
Estátua da Liberdade De cadeira de rodas em Nova York outras informações
Estátua da Libedade – Coroa nicht-dabei outras informações
Voo de helicóptero De cadeira de rodas em Nova York veja o tour
Passeios de barco por Manhattan De cadeira de rodas em Nova York veja o tour
High Line Park De cadeira de rodas em Nova York outras informações
Ground Zero / 911 Memorial De cadeira de rodas em Nova York outras informações
Metropolitan Museum of Art De cadeira de rodas em Nova York outras informações
Top of the Rock De cadeira de rodas em Nova York outras informações
Whitney Museum De cadeira de rodas em Nova York outras informações

Vida noturna em Nova York de cadeira de rodas

Durante a noite, a vida em Nova York pode ser também agitada. A Broadway pode oferecer uma noite incrível, como com os espetáculos O Rei Leão, Aladdin e também O Fantasma da Ópera. Os bares no terraços, chamados Rooftop Bars, também são um convite para s aproveitar não só a melhor vista de Nova York, como também o clima de festa e os bons coquetéis. Entre os restaurante de Nova York, você também não vai encontrar grande dificuldades.

Todos os atuais musicais da Broadway oferecem os lugares de trás e da frente para os cadeirantes. Você pode já durante a sua reserva visualizar quais lugares são reservados aos cadeirantes e já garantir o melhor lugar.

Os Rooftops Bar que foram abertos depois de 1992, também precisam ser acessíveis. A nossa dica é o 230 Fifth Avenue. Esse é um dos  maiores e mais renomados bares do terraço. Com a belíssima vista do Empire State Building, esse é um Rooftop Bar acessível.

Os restaurante em Nova York são formidáveis. A variedade é infinita. Se todos são acessíveis? Se você não tiver bem certeza que o bar ou restaurante que você escolheu é acessível, basta ligar, mandar um e-mail ou mesmo checar no site para verificar. Assim você não precisa deparar com a situação chata de ter uma escada bem na frente do restaurante com a sua reserva.

Experiência pessoal do Alberto em Nova York de cadeira de rodas

 

IMG_20160612_125826Logo após a sua viagem, Alberto Fernandes já entrou em contato com o Loving New York para contar que a viagem tinha sido um sucesso. Logo nos primeiros relatos duas coisas foram claramente enaltecidas: O uso do New York Pass e a acessibilidade em Nova York de cadeira de rodas.  Antes de embarcar na viagem, ele confessou que surgiram várias dúvidas: como será a acessibilidade das ruas? do hotel? de entrada no museus e nas atrações? Ao contrário de muitos outros destinos, Nova York se mostrou ser realmente um destino perfeito para Alberto, sua mulher e a sua filha de 13 anos.  Apesar de nunca terem ido anteriormente aos Estados Unidos, a família começou a descoberta da América com o pé direito. Leia do relato do Alberto sobre Nova York de cadeira de rodas:

“Chegamos sem problemas ao aeroporto de Newark e dirigimo-nos ao balcão de informação da autoridade dos transportes para arranjarmos um transporte que nos levasse até Times Square, mais concretamente ao Hotel Sheraton New York Times SquareEm poucos minutos, um carro estava disponível, não um carro acessível, que também existe, mas como tinha pressa resolvi ir num carro normal mesmo sem rampa de acesso.

Quase todas as empresas possuem carros acessíveis e mesmo os táxis existem muitos acessíveis para pessoas em cadeira de rodas, portanto esta viagem não foi problema. Passado cerca de uma hora chegamos ao Sheraton e ao centro da Times Square, onde tudo acontece. O Hotel possui rampa na entrada e o nosso quarto, no 29 andar, era acessível. Espaço suficiente para cadeira de rodas manual, um pouco mais complicado para cadeiras eléctricas, relembro que este quarto tinha duas camas king size, caso contrário o espaço do quarto seria enorme.

O banheiro oferecia barras de apoio e banheira. Aqui acho que deviam retirar a banheira e não colocar nada no chão, somente uma inclinação para a águas escorrer e uma cadeira de banho ou banco colocado na parede, seria mais cómodo do que uma banheira. Para mim não foi problema pois sou utilizador ativo e estou habituado a transferências arriscadas. Todas as áreas públicas do hotel super acessíveis e os funcionários muito atenciosos.

Circular pelas ruas, descer até Times Square é muito fácil, todos os passeis possuem rampas com inclinação correta pelo que um utilizador de cadeira de rodas, mesmo sozinha, consegue deslocar-se sem problemas. Em termos de atrações turísticas, não encontrei limitações de acesso em nenhuma das que fomos, todas são muito acessíveis e com banheiros também acessíveis.  Visitamos o Top of The Rock, Empire State Building, MoMA, Museu de História Natural, Museu Guggenheim, Memorial do 11 de Setembro, Central Parque, Madame Tussauds, Estátua da Liberdade (inclui viagem de barco), os ônibus turísticos e muitos mais. A minha expectativa confirmou-se, viajar para Nova York de cadeira de rodas é muito fácil, não vão encontrar problemas difíceis de resolver e os funcionários das atrações turísticas são atenciosos e sempre prontos a ajudar. Nós usamos cartões New York Pass e aconselho a que fazem o mesmo pois poupa-se algum dinheiro e tempo.”

New York Pass compensa como cadeirante?

O New York Pass compensa em muitas situações. Ser cadeirante em Nova York não impede ninguém de curtir as maiores atrações, os passeios e de descobrir a cidade. Por isso, o New York Pass é perfeito para todos que querem simplesmente descobrir a cidade. O New York Pass oferece mais de 80 atrações e a maioria deles é plenamente acessível com cadeira de rodas.

New York Pass 180px     Explorer Pass     CityPASS 180px

Compare os passes turísticos

Profilbild
Sobre a autora
Sabrina

A primeira vez que cheguei em Nova York e eu já sabia que não desejaria mais deixar essa cidade. Bem como eu já havia imaginado, desde que eu cheguei aqui, fiquei. O Loving New York não é apenas meu trabalho, mas é o meu dia a dia. Eu procuro todos os dias os melhores eventos e acontecimentos para que a sua viagem seja ainda mais especial. Acompanhe as minhas dicas!

Você gostou desse artigo?