10 Dicas de Nova York para brasileiros

Meus aprendizados durante 3 anos em Nova York eu compartilho aqui com vocês

Olá, eu sou a Sabrina. Eu escrevo para o Loving New York e descubro diariamente novas dicas para contar aqui no blog. Depois de três longos anos morando em Nova York, eu já paguei muitos micos, já fiquei muito irritada na cidade e compreendi algumas regrinhas do cotidiano de Nova York. Ao longo desses anos, entendi que alguns clichês realmente são verdadeiros entre os nova-iorquinos. Eu consegui montar essa importante lista de aprendizados. Veja aqui 10 dicas de Nova York para brasileiros.

Confira as minhas 10 dicas de Nova York para brasileiros:

Veja como evitar alguns constragimentos ao longo da sua viagem em Nova York e o que observar no cotidiano dessa cidade que nunca dorme.

1. Dilema da escada rolante

Assim como em São Paulo e outras capitais, ficar parado do lado esquerdo da escada rolante é pedir para levar um empurrão ou ouvir uma bronca. Em Nova York, isso é levado m-u-i-t-o a sério. Se você estiver em qualquer shopping center ou em qualquer escada rolante do metrô vale sempre a regra: Se você continuar subindo a pé a escada rolante vá pelo lado esquerdo. Se você for ficar parado e subir lentamente, fique no lado direito. Nada de se reunir com os amigos em rodinha na escada e fofocar sobre a viagem. Você vai rapidamente ouvir muita gente bufando do seu lado ou vai ouvir coisa até pior. Os nova-iorquinos tem sempre pressa e nem todo mundo na cidade está de férias. Essa é a primeira dica de Nova York para os brasileiros.

2. O ritmo de Nova York

Já que estamos falando em velocidade, aqui vai mais um aspecto importante de Nova York que você provavelmente vai perceber ao longo da sua viagen. Os nova-ioquinos não andam, eles fazem jogging pela cidade. O ritmo de caminhada de um morador de Nova York é incrivelmente mais do que eu já tinha visto em qualquer outra cidade que eu já visitei. O pior é que quando você está de férias, você tem aquela calma ao caminhar e quer observar tudo ao longo da cidade. Não importa as condições climáticas ou o dia da semana, tem sempre alguém te ultrapassando nas çalçadas ou nas ruas de Nova York. Se você perceber que o caminho está tumultuado, procure andar na mesma velocidade ou saia do caminho.

3. Consideração com os outros

Permanecer no metrô com a mochila nas costas ou usar o assento ao seu lado para colocar a bolsa é considerado um desrespeito em qualquer parte do mundo, mas como Nova York depende -e muito – do transporte público, você provavelmente vai ser criticado. Ao embarcar no metrô, coloque a mochila entre as pernas ou nos seus pés.

4. Aguarde sua vez 

Sabe aquele jeitinho brasileiro de entrar na frente da fila? ou de fingir que não viu que era a vez de outra pessoa? Nem tente isso por aqui.  Se você viu já uma fila, espere no seu lugar e se prepare para fazer o pedido. Você vai reparar que muitos já se ocupam com seus smartphones, mas todos já tiraram a carteira da bolsa e já sabem o que querem pedir. Os olhares feitos vem também quando após de 30 minutos na fila, você ainda fica pensando se quer o café grande ou pequeno. Com todo o nosso jeitinho, eu acredito que essa é uma dica de Nova York para brasileiros que você não vai querer ignorar.

5. A importância das esquinas 

Antes de você entrar num táxi ou num uber, saiba para onde você quer ir. O carro não pode ficar parado muito tempo e os motoristas de Nova York não tem paciência para esperar você achar o endereço no seu celular. Outra grande dica ao usar táxi/uber em Nova York é dar sempre a esquina que você quer ir. Como as ruas são muito longas, os motoristas ficam irritados quando você dizer que quer ir, por exemplo, na Quinta Avenida ou para Broadway. A Broadway corta a ilha inteira de Manhattan. Você sempre precisa identificar por exemplo uma esquina. Você indica que quer ficar na 129West com a 81 St. Assim, os motoristas sabem em qual altura da rua, você quer ficar.

6. Olhe para os dois lados

Pode parecer uma regra infantil, mas mesmo quando a rua tem mão única, você deve olhar para os dois lado antes de atravessar a avenida. Mesmo quando os carros não correm numa direção, as bicicletas sim. A presença marcante das bicicletas na ruas de Nova York faz com que você precise sempre checar os dos dois lados da rua está livre para você atravessar. Na minha primeira semana em Nova York, eu fui quase atropelada duas vezes por ciclistas. Além da vergonha, ainda levei uma bronca no meio da rua.

7. A ajuda está em todo lugar

Os nova-iorquinos ajudam com prazer. Se você estiver perdido e precisar de uma orientação, os nova-ioquinos ajudam com prazer. Os nova-iorquinos são muito mais simpáticos do que a fama que corre pelo mundo. Acho que todo mundo já passou por esse problema de não saber em qual direção embarcar no metrô ou para qual lado seguir. Prepare a sua pergunte e se arrisque, a chance de que você consiga uma resposta rápida e simpática é grande em Nova York. Essa é uma curiosa dica de Nova York para brasileiros.

8. Botas de plástico na moda

Eu achei muito estranho ao reparar que muitas mulheres usavam botas, que para mim, pareciam botas de jardinagem. Após alguns meses em Nova York, você percebe que quando chove as poças se acumulam em cada rua. Você não consegue seguir em nenhuma direção sem ficar com os sapatos e a calça encharcados. Se você tem botas de plático, considere levar. Se você vai ficar muito tempo em Nova York, considere comprar. Se você vai fazer turismo e não tem botas de plástico, não reclame! Eu avisei!

9. Oba! Um vagão de metrô vazio!

Sabe aquela velha história: quando a esmola é demais, o santo desconfia! Se você for embarcar no metrô e se deparar com um vagão inteirinho vazio, enquanto os outros estão lotado, provavelmente há um ótimo motivo para isso. Na maioria das vezes, muitos mendigos e sem-tetos aproveitam para dormir no metrô. O cheiro e as condições desse vagão são provavelmente a explicação perfeita o porque todos os outros passageiros se amontoaram em outros vagões. Eu já cometi esse erro e depois de duas estações, tive que descer porque era impossível permanecer nesse vagão. essa é uma valiosa dica de Nova York para brasileiros.

10. Por favor, não perturbe

Os Nova-iorquinos estão no seu próprio mundo quando estão a caminho do trabalho ou na volta para casa. Todos usam fones de ouvidos. A maioria realmente ouvi música, outros usam os fones de ouvido como uma sinal de “Não perturbe”. Neste caso é melhor não interromper.

Quais são suas dicas de Nova York para brasileiros?

Você já foi a Nova York? Já viveu algo estranho, constrangedor ou ruim? Compartilhe aqui nos comentário! Nós queremos sempre trocar experiências sobre essa cidade que pode ser incrível, mas também intimidadora.

Você sabe o que é o passe turístico de Nova York?

ebook2

Para aproveitar o máximo de Nova York, você não pode viajar sem um passe turístico.

É bem simples! Ao invés de você comprar entradas/ingressos separadamente, você compra um cartão de turismo e economiza tempo e dinheiro. Esse cartão de turismo de NY é conhecido no mundo inteiro e oficial da cidade.  Conheça a melhor opção para sua viagem.  Descubra essa ferramenta indispensável para viajar a Nova York.

 

 

Profilbild
Sobre a autora

Sabrina

A primeira vez que cheguei em Nova York e eu já sabia que não desejaria mais deixar essa cidade. Bem como eu já havia imaginado, desde que eu cheguei aqui, fiquei. O Loving New York não é apenas meu trabalho, mas é o meu dia a dia. Eu procuro todos os dias os melhores eventos e acontecimentos para que a sua viagem seja ainda mais especial. Acompanhe as minhas dicas!

Você gostou desse artigo?