9/11 Memorial Museum: A história sobre a tragédia de NY
Adicionar ao my NY

9/11 Memorial Museum

De Steffen, 25. abril 2017
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
2 Ratings
Loading...

O 9/11 Memorial Museum é uma das mais recentes atrações de Nova York. Quem visita, percebe logo que a exposição é de arrepiar. 

Ao se visitar o 9/11 Memorial Museum é possível perceber um misto de sentimentos. Por um lado, você consegue identificar o lado triste que marca o motivo pelo qual o museu foi inaugurado, por  outro, você também percebe a tentativa de se olhar para o futuro com esperança por um mundo mais humano.  No dia 11 de setembro 2001, aconteceu o mais espantoso ataque terrorista na história da humanidade. Ao todo, quase 3 mil pessoas inocentes morreram. Essa data ficou marcada como o dia onde os EUA se tornaram vulneráveis. Cada um de nós ainda hoje sabe, o que ele ou ela fez neste dia. Ainda podemos nos perguntar qual foi o primeiro pensamento, quando o inacreditável aconteceu. Como já contamos para você, Steffen estava em Nova York durante este dia, por isso o 11 de setembro tem uma importância especial para ele.

Garantir o ingresso do museu sem filas

9/11 Memorial Museum

Conhecendo um pouco mais do Museu do 11 de Setembro

O Museu do 11 de Setembro (9/11 Memorial Museum) fica junto do próprio 9/11 Memorial e abriu suas portas em maio 2014 depois de uma cerimônia comovente realizada pelo presidente Obama. Durante uma semana, os parentes e os sobreviventes puderam lembrar aqui os seus falecidos e relembrar os acontecimentos – muitos aproveitaram esta oportunidade. Mesmo assim, as vozes negativas sobre o museu aumentaram na mídia americana nos últimos anos.

Museu do 11 setembro está incluso no NY City Pass e também no New York Pass

Detalhes sobre os NY Pass

A finalização das salas subterrâneas, mais de 10.000 metros quadrados em sete andares, se atrasou por três anos. A obra ficou bem mais cara do que planejado e devorou cerca de um bilhão de dólares (quase 3 bilhões de reais), segundo a mídia americana. E quando levaram os restos mortais das vítimas que não foram identificadas para o museu, anunciando o preço dos ingressos de US$ 24, muitos disseram que o Ground Zero está sendo degradado como simples atração turística e que estão tentando ganhar dinheiro com a tragédia.

9/11 Memorial Museum

Honestamente, eu estava com os sentimentos confusos no dia desta visita especial. Eu me sinto sempre muito tenso na área em volta do 9/11 Memorial e não sabia como eu ia reagir no museu, mas achei importante ser um dos primeiros a lhe informar sobre este local.

Como já esperava, ao olhar o primeiro objeto exibido, o sentimento de perplexidade daquele dia voltou: duas vigas de aço gigantescas em forma de garfo, que fizeram parte do esqueleto exterior das Torres Gêmeas e marcavam sua fachada. Quando as Torres caíram, estas vigas se rasgaram em vários pedaços e foram reconstruídas por especialistas feito um quebra-cabeça.

9/11 Memorial Museum

Ali eu as vi – nos olhos da minha mente – as Torres Gêmeas, que simbolizaram o poder e a riqueza dos EUA, mas que foram arrasadas e se tornaram poeira.

Horário de funcionamento do Museu do 11 de setembro em Nova York

O museu do 11 de setembro está aberto todos os dias:

  • Domingo à Quinta, 9h às 20h, última entrada às 18h.
  • Sexta a Sábado, 9h às 21h, última entrada às 19h.

9/11 Memorial Museum

Impressões do 9/11 Memorial Museum em Nova York

De volta ao dia dos ataques

Num piscar de olhos, como se você estivesse numa máquina do tempo, o museu te leva de volta ao 11 de setembro de 2001.

Você passa pelos carros dos bombeiros, deformados pelo calor; por um pedaço da antena da torre norte; um motor de elevador incinerado; a pequena escada de pedra (survivor´s staircase); as sobras de calçadas; sinais de trânsito; bicicletas e carrinhos de bebê, que estavam diante do World Trade Center, além de estar  sempre absorto pelo sentimento da incredulidade. Por outro lado, ao mesmo tempo, também fiquei impressionando pelo amor e respeito pelo detalhe que os objetos exibidos mostram.

O museu dentro do 9/11 Memorial Museum

Uma porta de vidro leva você ao “museu dentro o museu”, com “September 11, 2001” como título. Crianças não deviam entrar aqui, só a partir dos 10 anos e junto com um adulto. De novo uma viagem no tempo. Começando com a manhã ensolarada e despreocupada do 11 de setembro, imagens das torres pouco antes dos ataques; cenas da transmissão ao vivo dos programas americanos, pouco antes do primeiro avião atingir a primeira torre.

9/11 Memorial Museum

Seguem relatos dos acontecimentos: imagens, telefonemas de pessoas que estavam dentro das torres durante os ataques, vídeos dos bombeiros, partes das transmissões da polícia via rádio. Cada minuto importante dessa manhã horrorosa é exibida: do ponto de vista das pessoas ao redor das torres, dos passageiros nos aviões, das pessoas de dentro das torres, do pentágono, do ponto de vista dos então políticos americanos, até o presente ano de 2014.

As instalações do 9/11 Memorial Museum conseguiram criar esta viagem no tempo autêntica usando gravações e filmes. As vozes das testemunhas oculares ecoam na sala, junto com as sirenes e os gritos – é um material que está sendo revelado, em grande parte, pela primeira vez ao público neste museu.

A escala temporal leva o visitante a refletir, voltando-se para dentro. Como este dia nos mudou, enquanto seres humanos? O que significa terrorismo para nós hoje em dia? Qual foi seu significado naquele tempo? Qual foi o papel dos 19 homens – os terroristas – que vieram em parte de Hamburgo? Como foi a sua manhã do 11 de setembro? Como este dia mudou Nova York? Onde estamos hoje em dia?

9/11 Memorial Museum

Você é transportado para um outro mundo. Você será totalmente envolvido na tragédia do 11 de setembro, com as últimas palavras de pessoas envolvidas na tragédia para seus amores em forma de gravações e projeções nas paredes do museu; mensagens de secretárias eletrônicas das vítimas, que eles nunca ouviram e várias fotos, vídeos e objetos – detalhadamente assustadores. Tenho que admitir que eu não consegui ver tudo. Foi muito difícil e emocionante para mim, mas eu posso dizer que você conseguirá uma resposta para todas as suas perguntas. O museu também dá atenção a várias teorias da conspiração – quando eu saí desta parte do museu, tive que respirar profundamente.

Isso não é nada para os fracos de coração, e você deve planejar muito tempo para esta visita – se você quiser ver tudo. Para se ter uma ideia, um dos funcionários me disse que há quase 10.000 objetos exibidos.

9/11 Memorial Museum

A sala das 2.983 imagens do Museu do 11 de setembro

Uma grande parte do 9/11 Memorial Museum é dedicada as vítimas. Uma sala cheia de fotos de cada um deles, no meio de uma pequena sala escura com bancos, e em cada ponto está sendo contada uma pequena história sobre cada um, em parte interpretada por parentes dos mortos. E aqui também está o objeto mais impressionante do museu: um muro de 20 metros, que serviu como contenção entre o World Trade Center e o Hudson River, e que sobreviveu o ataque. Ali também se sobressai poderosamente a última, a famosa coluna, um dos poucos esqueletos de aço que restaram das ruínas World Trade Center. Ela foi afastada durante as obras para o novo prédio, restaurada e erguida novamente como símbolo de firmeza e esperança.

9/11 Memorial Museum

Tem gente que relaciona  o 9/11 Memorial Museum ao museu judaico em Berlim: Daniel Libeskind também fez parte do design deste prédio. Mas quem continuou a desenvolver o museu foi Michael Arad. Quem quiser, pode comer e beber no Pavilion Café. Ele fica no andar de cima, no terraço central. É claro que também há uma loja no museu. Eu acho que ela até vale a pena. Não há somente canecas e chaveirinhos comerciais, como disseram nos jornais, mas também livros interessantes de sobreviventes, arte, símbolos da esperança e confiança e memórias muito bonitas do velho World Trade Center.

Ingressos para o 9/11 Memorial Museum

É possível comprar os ingressos para o 9/11 Memorial Museum online. Assim você não só aproveita os descontos, mas também economiza tempo, porque você evita filas na sua visita.


Museu do 11 de Setembro: minha conclusão

Uma obra-prima. A visita do 9/11 Memorial Museum é uma experiência emocionante e deveria fazer parte de cada programa turístico de Nova York. Embora muitos tenham falado mal sobre ele, este museu é importante para que nenhum de nós e também as futuras gerações esqueça o 11 de setembro. Eu mesmo não visitaria este local junto com crianças pequenas, mas essa é uma decisão pessoal de cada um de vocês. Para quem acha o preço de entrada de US$ 24 caro demais: às terças-feiras à tarde, a entrada é de graça.

9/11 Memorial Museum

E mais uma dica especial do 9/11 Memorial Museum: quando você estiver em frente do museu, dê uma olhada na parede exterior do prédio de aço e vidro: visto daqui, os arredores parecem distorcidos e indistintos.

Há outra parte da frente espelhada onde ela permite uma vista clara. Parece que o novo One World Trade Center quer nos dizer: “Veja, aqui, nós continuamos. Os sinais desapareceram, e os novos prédios estão crescendo para o horizonte de Manhattan, como árvores. Um novo começo.”

Aliás: se você estiver no local, uma visita à plataforma One World Observatory no novo One World Trade Center vale a pena!

O 9/11 Memorial Museum está incluído nos seguintes passes:

Os passes turísticos de Nova York incluem até 80 atrações e passeios. Aqui você acha mais informações:

logo new york pass   logo new york citypass

Compare os passes

9/11 Memorial Museum
EndereçoLiberty Street
New York City
NY 10006
Horário de funcionamentoSeg.-Dom 9h - 21h
Você gostou deste artigo?
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
2 Ratings
Loading...
📌 Como encomendar meu roteiro personalizado❓Encomende o seu!🌟
Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Registre-se Registrar

myNY - o seu plano de viagem de Nova York

Aqui você pode se registrar no myNY e planejar sua viagem a Nova York fácil e confortavelmente online.
Saiba mais sobre myNY

Continue no facebook
Esqueceu sua senha?

Insira seu endereço de email para redefenir sua senha

myNY - o seu plano de viagem de Nova York

Registre-se no myNY para planejar sua viagem gratuitamente. Já já você poderá começar com o planejamento online da sua viagem a Nova York!